A vida de nossa fundadora, a Beata Maria Catarina Kasper

Catarina Kasper

Catarina Kasper nasceu em 1820 em Dernbach, Alemanha. Foi à terceira dos quatros filhos de Henry e Catherine Kasper, humildes camponeses e de profunda fé religiosa.

Durante a idade de 6 a 14 anos, Catarina freqüentou a escola da aldeia. No entanto, era uma criança doente e faltava à escola com freqüência. Sua educação formal foi equivalente a cerca de dois anos.

Quando Catarina tinha 21 anos, seu pai morreu. Ela começou a trabalhar como diarista por 10 centavos por dia, para sustentar a mãe e a ela mesma.

Já como uma criança Catarina era sensível às necessidades dos pobres em sua aldeia.

Como uma jovem mulher, começou a ajudar os pobres e os abandonados, e visitou os doentes. Sua caridade atraiu a outras jovens de sua aldeia, e encorajada pelo seu diretor espiritual, padre Heimann, ela formou uma Associação de Caridade.

O amor de Catarina por Maria, mãe de Deus, foi alimentada por suas freqüentes visitas à capela dedicada a Nossa Senhora de Heilborn. A fé de Maria em resposta aos projetos de Deus motivava Catarina a responder com ousadia os sussurros do Espírito Santo.

As inspirações do Espírito, a "voz dentro de mim”, como Catarina chamou, incentivou-a a construir uma pequena casa. Com o apoio do Bispo Peter Josef Blum, cerca de onze dólares e muita fé, ela começou a ser construída em 1847. Após a morte de sua mãe, em 1848 , ela poderia mudar-se para sua pequena casa e dedicar mais tempo ao seu trabalho de caridade.

Com o tempo, quatro jovens juntaram-se a ela, e a 15 agosto 1851 este pequeno grupo tornou-se uma congregação religiosa. Catarina escolheu o nome de Servas Pobres de Jesus Cristo. Ela teve como modelo Maria a primeira Serva. Como Maria, ela ouviu atentamente ao Espírito e respondeu com coragem a vontade de Deus.

Catarina, conhecida na vida religiosa como Mãe Maria, morreu em 2 de fevereiro de 1898. Por causa de suas obras, e o seu seguimento a Jesus Cristo, a Igreja nomeou-a como Beata Maria Catarina Kasper em 16 de abril de 1978. Sua festa é celebrada no dia 01 de fevereiro.