Aquiraz, CE

Trabalho com crianças:

· Catequese

Na comunidade Jacundá que pertence à cidade de Aquiraz, onde vivem nossas jovens formandas, juntamente com leigos e leigas, assumem o trabalho catequético. O objetivo destes grupos é educar na fé todas as crianças, jovens e adulto oferecendo um encontro pessoal com Cristo através da Escritura Sagrada, da Santa Eucaristia, e no amor fraterno.

· Teatro

Na comunidade Vila Santo Antônio, são desenvolvidas atividades teatrais que envolvem arte, cultura e educação, para crianças e pré-adolescentes. Tem como objetivo contribuir para o crescimento humano e relacional dos mesmos.

· Pastoral da Criança

Acompanhamos na comunidade Vila Santo Antônio, a Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidade.

 

Grupo de mulheres:

· Grupo Conviver (terapia comunitária)

Realiza-se na Comunidade Jacundá-Aquiraz. No convívio grupal, as mulheres adquirem crescimento pessoal, desenvolvimento familiar e comunitário. A circularidade do grupo permite acolher, reconhecer e dar o suporte necessário a quem vive situações de sofrimento, proporcionando maior humanização nas relações, adquirindo autonomia e corresponsabilidade consigo mesmas.

· Ministério Catarina Kasper

Em Jacundá-Aquiraz, foi criada uma equipe de canto da Comunidade é formada por leigas engajadas na responsabilidade de animar através de cantos uma missa ou celebração. São desenvolvidas também formações nas áreas de técnica musical e liturgia.

 

Visita aos idosos:

É realizado na Comunidade Jacundá-Aquiraz, visitas aos idosos e doentes. Tendo como finalidade ser presença solidária e fraterna, na distribuição da Eucaristia e acompanhando da saúde e bem estar de cada um.

 

Pastoral da Juventude do Meio Popular-PJMP

A PJMP tem como objetivo evangelizar os jovens da classe popular no meio em que eles vivem e atuam, anunciando a Pessoa e o Projeto de Jesus Cristo Libertador com vista a uma prática libertadora na igreja, na sociedade, na família e em todos os momentos de sua vida. Acompanhamos jovens das comunidades Sítio Novo, Vila Santo Antônio e Jacundá.