REGIÃO NOSSA SENHORA APARECIDA
No Capítulo Geral de 1983 foi proposta a abertura de uma missão em outro país. No capítulo, foi concordado, assim, confirmar a abertura para a congregação fazer isso. No entanto, nada foi feito sobre este assunto e depois, no Capítulo Geral de 1989, foi retomado com mais seriedade e ação direta.
Um dos objetivos da nova missão era fundar um convento internacional, tendo Irmãs de vários países vivendo e trabalhando juntas. Isso foi feito quando em 1993 a Liderança Geral decidiu abrir uma casa no Brasil e Ir. Anita da Índia acompanhou Ir. Mary Ann dos EUA. A casa foi inaugurada a pedido de Pe. Lotário, um padre alemão que repetidamente pedia às Irmãs que o ajudassem ali. As duas foram para São João da Fronteira, no estado do Piauí, que fica no Nordeste do Brasil, a região mais pobre do país.
As duas pioneiras logo se juntaram com o passar dos anos às irmãs de outros países: Em 1995, Ir. Petra, 1996, Ir. Gladys, 1998, Irs. Goretti e Libera, 2002 Ir. Adelgard, 2004 Ir. Joyce e em 2007 Irs. Jeya e Paulin Mary. As irmãs se envolveram em muitos aspectos das atividades pastorais, educacionais, sociais e de saúde.
Outra das quatro metas estabelecidas para a nova missão era ser uma célula para o crescimento contínuo das Servas Pobres nos países em desenvolvimento. Por causa desta abertura a novos membros no Brasil, a congregação aceitou sua primeira candidata no ano 2000.
A Região do Brasil começou como uma “Missão” sob a orientação da Liderança Geral. No dia 4 de agosto de 2012 recebeu o reconhecimento de Pró-Região e no Capítulo Geral de 2018 foi formalmente reconhecida como Região da Congregação. A partir do Capítulo Regional no Brasil em 2017, a equipe de liderança é composta por Irmãs Brasileiras.
De São João da Fronteira expandiu-se a missão para Aquiraz, Ceará, em 2007, a fim de dar melhores oportunidades de estudo e experiências para as jovens em formação. Esta casa de formação também foi posteriormente reconhecida como a casa regional da Congregação no Brasil. Em 2012 foi fundada uma nova comunidade em Sobral, CE, onde as Irmãs iniciaram o trabalho pastoral. Embora a origem das Servas Pobres no Brasil tenha começado em São João da Fronteira com envolvimento em muitas atividades sociais e pastorais lá, foi necessário que a Região encerrasse a missão em 2017.
Em 10 de outubro 2021 foi inaugurando um novo convento em Marizópolis no Estado da Paraíba, para onde foram inicialmente 2 irmãs. A vida e serviço das Servas Pobres no Brasil, é marcada pelo envolvimento em muitas áreas de obras apostólicas e espirituais. A partir de cada realidade é identificada as necessidades e nossas respostas diante delas, alcançando os pobres principalmente as crianças, jovens, mulheres e idosos.
