Aspirantado
O aspirantado é um momento em que as candidatas discernem e experiêmentam alguns aspectos da vida religiosa, a vida da comunidade e a espiritualidade SPJC. Ela também continua o seu crescimento pessoal. Tudo é baseado em um espírito de oração e reflexão. A duração do aspirantado depende das necessidades de cada candidata. Atualmente, o aspirantado está localizado em São João da Fronteira, Piauí, na Casa das Irmãs.
postulantado
O postulantado oferece a candidata a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos no espírito de vida da congregação e comunidade e para participar nos ministérios das Servas Pobres de Jesus Cristo. Tudo é baseado em um espírito de oração e reflexão. Com a diretora, a candidata vem a discernir se ela pode identificar-se com a espiritualidade, a missão e os ministérios da congregação. A duração do postulantado é um mínimo de dois anos, e um máximo de dois anos e meio. Atualmente, o postulado está localizado na Comunidade Santa Maria em Aquiraz no estado do Ceará.
Noviciado
Depois do postulantado, as jovens entram no noviciado na Comunidade Santa Maria em Jacundá, Aquiraz, Ceará. A mestra orienta em sua experiência. As noviças participam de cursos em um programa Inter congregacional que prepara o religiosas para o futuro na vida de serviço na Igreja. Na casa do noviciado SPJC, elas experimentam o nosso modo de vida, participam no ministério e crescem no espírito de oração e no carisma da congregação. O noviciado é um tempo para esclarecer o seu chamado à vida religiosa levando a um compromisso de votos temporários.
Profissão temporária
Profissão temporária é de três a seis anos depois do tempo de noviciado. Durante esse período, conhecido como o juniorato, a Irmã participa de cursos e aulas para reforçar o seu desejo como religiosa, envolvidas no apostolado e, quando necessário, profissionalmente preparadas para o seu ministério na Igreja e da Congregação. Acompanhada pela diretara do juniorato, a irmã de votos temporários discerni se ela está pronta para professar os votos e declara “um ano de intenção.” Este ano inclui um processo profundo de oração e reflexão para integrar todas as experiências. A Superiora admite os votos perpétuos para a irmã de votos temporários. Depois da profissão perpétua, a vida espiritual exige aprofundamento contínuo movendo a irmã no mistério de Cristo. Portanto, a comunidade incentiva e apoia todos os membros no seu crescimento espiritual e profissional.
